Sarau 2019 trabalhou temática: “Não há lugar melhor do que o nosso lar”


  Todos os anos, o Colégio Ateneu promove o Sarau Ateneu, e em 2019 não foi diferente. Este ano, o tema escolhido foi “Não há lugar melhor do que o nosso lar” – uma releitura do famoso clássico “O Mágico de Oz”, que completa 80 anos de sua estreia no cinema.


Com a perspectiva de que produzindo linguagem aprende-se linguagem, nossos alunos, através do projeto de leitura ou das aulas de Literatura, foram incentivados a ler algumas obras literárias, dentre elas “O Sítio do Pica Pau Amarelo” e “O Mágico de Oz”.


  Acreditando que o discurso, quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos, depois da leitura e discussão sobre diferentes temáticas, foi solicitado aos alunos que criassem seus próprios poemas.Tendo como objetivo a intertextualidade, ou seja, o diálogo entre os textos, o Sarau abordou diferentes assuntos, como trabalho infantil, persistência, confiança, esperança, paz, questões relacionadas ao Nazismo e aos problemas enfrentados na Síria, mas sempre tendo como “pano de fundo” o clássico “O Mágico de Oz”.Agora… Imaginem… Dorothy caminhando ao lado da Emília, a boneca falante de Monteiro Lobato, juntamente com seus amigos – o Espantalho, Homem de Lata e o Leão… pela estrada de tijolos amarelos em busca das Cidades das Esmeraldas? Foi uma aventura e tanto!!!


  Os estudantes assistiram ao filme O Mágico de Oz de 1939, que completa 80 anos em 2019, leram a obra em sala e criaram poemas a partir dos temas abordados nos livros lidos: trabalho infantil, persistência, coragem, questões sobre Nazismo, os problemas na Síria. Foram muitos ensaios, desafios, e muito estudo… Logo o resultado não poderia ter sido outro… NOSSOS ALUNOS ARRASARAM no SARAU!!!

Maria Regina – professora do colégio e idealizadora do Sarau Ateneu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *