Mudança de humor repentina deve ser um sinal de alerta?

Na adolescência as oscilações de humores são frequentes e geradas por conta do crescimento natural. Esse processo de desenvolvimento traz diversos sentimentos como, alegria, tristeza e frustrações que podem surgir devido à imposição de uma regra nova, por exemplo.

Entretanto, é fundamental acompanhar de perto todos esses sentimentos e mudanças, isso porque, a variação no humor pode ser somente uma questão de crescimento, mas também pode ser caracterizado outras coisas, como medo, problemas de aprendizado, brigas com colegas, problemas familiares e etc. Além disso, ainda pode ser uma característica individual de personalidade que somente começa a aparecer na adolescência.    

Fica muito mais fácil ajudá-los a lidar com toda essa instabilidade se vocês, pais e/ou responsáveis, entenderem quais são os motivos. Então, observe os gatilhos que levam os adolescentes a ter um comportamento diferente do padrão. Após essa identificação comece um diálogo onde ele (a) consiga expor as frustrações, problemas e com isso, encontrar soluções para enfrentar e superar.


Mas como identificar se existe algum problema?

Quando essas mudanças de humor estão ligadas ao desenvolvimento do adolescente elas são passageiras e não se prolongam por períodos muito grandes, ou seja, eles ficam bravos por exemplos e logo estão interagindo, rindo e brincando normalmente, como se nada tivesse ocorrido. 

Então, se identificarem uma persistência na tristeza ou irritabilidade, de modo que isso venha a interferir na escola, relação familiar e nas amizade deve-se ficar atento e procurar o auxílio de um profissional, pois esses fatores podem estar ligados a problemas sérios, como ansiedade e depressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *