Entenda como o Colégio auxilia no processo de criação da autonomia

O processo de autonomia é um fator fundamental para o crescimento e o desenvolvimento do (a) aluno (a). O Colégio Ateneu entende o quanto isso é importante, por isso se preocupa em realizar práticas que auxiliam os (as) alunos (a) a atingir esse conhecimento.

Ambiente Acolhedor 

Para ajudar nesse processo, é preciso disponibilizar aos alunos (as) um ambiente acolhedor de convivência, assim se sentirão integrados, como parte de um todo e conseguirão compreender que existem direitos e deveres, além de  responsabilidades para com a escola, aulas, atividades, amigos, provas e trabalhos. 

No Colégio Ateneu, antes mesmo de começarem as aulas, realizamos o evento Welcome to Ateneu, que visa auxiliar na integração e acolhimento do educando. Para isso, os alunos que já estudam na escola ajudam os recém-chegados, integrando-os através de atividades dinâmicas e momentos divertidos e alegres. 

Também é extremamente importante uma boa relação da família com o Colégio, para que o desenvolvimento da autonomia ocorra. No dia do Welcome to Ateneu, nossa equipe pedagógica apresenta os espaços, materiais e metodologias de ensino aos pais. 

Métodos de Ensino 

Outro fator fundamental para ajudar os (as) alunos (as) a criarem autonomia é o desenvolvimento de atividades rotineiras, com datas e horários estabelecidos para a realização de tarefas, trabalhos e simulados. Para que isso ocorra, são disponibilizadas  semanalmente atividades com prazo de entrega tanto no portal do Poliedro, como no do Ateneu. Essa prática de estabelecer horas e datas para a resolução das atividades, faz com que o (a) aluno (a) consiga compreender o sentido de limites e de responsabilidade. 

Desenvolvimento do Aluno

O Colégio é um local de aprendizado, portanto é preciso promover incentivo à pesquisa, às descobertas e à experimentação. Assim, contamos com disciplinas, como Formação Integral para a Vida e Iniciação Científica. Ainda são elaborados eventos culturais, como Sarau , Cultura Fest e o Ato de Amor, que fazem com os (as) alunos (as) desenvolvam autonomia com segurança e apoio necessários.

Deseja conhecer mais práticas realizadas no Ateneu e que ajudam nesse processo? Entre em contato diretamente com nossa equipe pedagógica: https://bit.ly/3lwx0Pj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *