A BNCC e a relevância do Esporte na Escola

A BNCC afirma que “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza” Neste sentido as práticas esportivas constituem-se num elemento fundamental no processo educativo.

            As práticas esportivas propiciam experiências únicas para crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio da imersão num vasto universo cultural. O esporte propicia o contato com a corporeidade, as emoções, o lúdico, o movimento transcendendo os aspectos meramente racionais propiciando autonomia, saúde e lazer.

            Segundo a BNCC “há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: movimento corporal como elemento essencial; organização interna (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica; e produto cultural vinculado com o lazer/entretenimento e/ ou o cuidado com o corpo e a saúde”. (p.213)

            Assim sendo, as práticas esportivas são geradoras de um tipo de conhecimento único e constituem-se como uma forma de expressão ou linguagem. Faz-se necessário, então, que o esporte seja visto numa perspectiva mais ampla e profunda.

            De acordo com a BNCC, as práticas corporais ou esportivas são apresentadas a partir de seis unidades temáticas:

  • Brincadeiras e jogos;
  • Esportes;
  • Ginásticas;
  • Danças;
  • Lutas;
  • Práticas corporais de aventura;

As práticas acima apresentadas podem ser desenvolvidas em todas as etapas da vida sem que seja necessário estabelecer um itinerário a ser seguido ou uma hierarquia. Por suas regras, seus códigos e rituais as modalidades esportivas propiciam uma riqueza de significados.

A BNCC conclui que as práticas esportivas propiciam o contato com várias dimensões do conhecimento: a experimentação; o uso e apropriação de estratégias; a fruição estética; a reflexão sobre as ações; a construção de valores; a capacidade análise; a compreensão e o protagonismo comunitário.

Educação e esporte são inseparáveis!   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *