Projeto Pedagógico

Com uma carga horária extensa e intensa, o Ensino Médio além de aprofundar os conteúdos básicos, exigidos pelos grandes exames, desenvolve competências e habilidades que inter-relacionam todo esse conhecimento, sempre visando a uma postura crítica e consciente que possibilite a inserção do aluno, tanto no campo universitário (dentro e fora do país) como no mundo do trabalho, de forma segura e diferenciada.

A concepção da proposta pedagógica do Ateneu permite avaliar os conhecimentos que o aluno construiu ao longo da Educação Básica, bem como, com o apoio de professores preparados e atualizados, que acompanham toda transformação pela qual o aluno passa, colaborar na construção de seus projetos de vida. É hora de refletir sobre o vestibular, a formação profissional, o mercado de trabalho e sobre a realização pessoal.

O Ateneu oferece o terceiro ano vocacionado, no qual o aluno já exercita a escolha, observa seu desempenho, desenvolve competências e habilidades, comportamentos de estudo, identifica as disciplinas em que encontra maior facilidade, assim como as principais dificuldades. Este suporte durante os três anos finais da Escola proporciona ao estudante um importante espaço para reflexão sobre seu futuro, para que sua escolha seja a mais fundamentada e segura possível.

Neste processo o aluno ainda conta com a atuação de professores para aulas de monitoria com aprofundamento e/ou reforço de conteúdos.

O excelente ensino do Ateneu pode ser medido pelos resultados do Enem e pelo alto índice de aprovação nas universidades e faculdades do país e do exterior. Em média, 80% dos alunos entram na primeira opção de escolha, desde a abertura do Ensino Médio.

Neste segmento são realizados Estudos do Meio que se caracterizam pela análise crítica das escolhas e originalidade dos roteiros no Brasil e no exterior.