MANUAL DO ALUNO

 

É dever do aluno:

  1. Solicitar autorização prévia à Coordenação para sair do Colégio fora de horário;
  2. Chegar pontualmente às 7h15, após esse horário só será permitida a entrada na sala para a segunda aula.
  3. Solicitar autorização à Coordenação para entrar em sala após a 2ª aula, somente com a apresentação de justificativa médica ou solicitação por escrito dos pais e/ou responsáveis;
  4. Permanecer em sala ou espaço correlato durante todo período de aula;
  5. Circular pelas dependências da escola somente nos horários de intervalo, incluindo na cantina;
  6. Ingerir alimentos ou sucos (exceto água) somente nos horários de intervalos e nos espaços reservados adequadamente;
  7. Durante o período em sala, deixar os equipamentos eletrônicos (celulares e fones de ouvido) dentro da bolsa e desligados; caso contrário o professor poderá recolher o equipamento, independentemente se o aluno estiver fazendo uso ou não, e encaminhá-lo à coordenação para ser entregue somente para pais e/ou responsáveis;
  8. Apenas o Professor poderá solicitar o uso de equipamentos eletrônicos. No caso do manuseio indevido do celular os pais poderão acordar junto à coordenação medidas educativas para cada situação;
  9. Apresentar atitudes educadas durante a permanência no Colégio;
  10. Respeitar colegas, funcionários e/ou professores;
  11. Utilizar boné, capuz ou gorro somente em ambientes fora de sala de aula;
  12. Não é permitido namorar nas dependências do Colégio;
  13. Não é permitido fumar nas dependências do Colégio;
  14. Não é permitido usar cartas de baralho em jogos ou brincadeiras;
  15. Preservar os bens escolares, principalmente as carteiras. O aluno que não proceder desta forma terá que ressarcir o dano;
  16. Solicitar o almoço assim que chegar no Colégio, até 8h15;
  17. Se apresentar devidamente uniformizado em TODAS atividades escolares (1ª e 2ª série), bem como não usar shorts femininos curtos;
  18. Portar-se de forma adequada durante as provas. O aluno que desrespeitar tal orientação, fazendo uso de “colas”, poderá ter sua prova anulada.

É direito do aluno:

  1. Estar ciente dos principais objetivos a serem trabalhados em cada período escolar;
  2. Ter pleno atendimento didático-pedagógico;
  3. Utilizar os serviços e dependências escolares, respeitando as normas do Colégio;
  4. Manter e promover relações cooperativas com professores e colegas;

IMPORTANTE:

Caro aluno, você é responsável por todo seu material escolar (livros, equipamentos eletrônicos, uniforme e outros). Coloque nome ou etiquetas em seu material de sala/uniforme e traga somente o necessário para as aulas do dia. “A Escola não assumirá nenhuma responsabilidade por perda ou dano dos mesmos.”

Comunicação com os pais:

O sucesso da vida escolar depende da consonância entre os atores que a compõe: Colégio, Família e Aluno. Para facilitar nossa comunicação estabelecemos que ela se dê das seguintes formas:

  • Telefone:

Entraremos em contato, via telefone, nos casos de atrasos ou falta consecutiva do aluno sem aviso prévio, mal-estar do aluno ou problemas sérios de comportamento que necessitem a presença urgente dos pais ou responsáveis;

  • Atendimento Individual:

A Coordenação Pedagógica está à disposição para recebê-los. Para melhor atendê-los, solicitamos que agende sua visita previamente através de nosso telefone ou e-mail.

  • E-mail:

Enviaremos e-mails sempre e quando necessário através dos Informativos 2017, para tanto mantenham seus endereços eletrônicos atualizados. Caso necessitem, seguem os e-mails para contato: gaya@ateneulondrina.com.br  hudson@ateneulondrina.com.br

 

INFORMAÇÕES GERAIS

 

  • Horários de Aulas:
  • Período Matutino: Das 07h15min às 13h;
  • Período Vespertino: Das 14h30min às 17h30min.
  • Intervalos – Manhã: Das 08h45 às 09h – 11h15 às 11h30min;

                 – Tarde: Das 16h às 16h15min.

  • Mapa de Sala

Para melhor andamento das atividades realizadas durante as aulas elaboramos o mapeamento, onde cada aluno tem seu lugar pré-determinado. Este deverá ser respeitado, pois a chamada será realizada observando-se o mesmo. No caso de descumprimento do mapa, o aluno será encaminhado à coordenação pelo professor.

  • Quadra de Esportes

Nossa quadra Poliesportiva encontra-se em fase de construção no prédio da Unidade I – Ens. Médio, e neste momento o Colégio possui uma parceria com a SANEPAR para utilização de sua quadra de esportes. Assim sendo, para a prática de Educação Física os alunos são acompanhados pelo Professor e inspetor de alunos até o local.

  • Fotos e Filmes

As atividades escolares são fotografadas e ou filmadas, como uma forma de registro e poderão ser veiculadas nas redes sociais do Colégio.

  • Sistema de Informação Ateneu

As informações sobre a vida escolar do aluno, tais como: quizzes, ocorrências do aluno, notas, estão registradas em nosso sistema de informação, retirem na secretaria o Login e Senha da família para o acesso.

  • Aula de Espanhol

Uma vez por semana, no período vespertino o Ateneu oferece, sem custo adicional para os alunos, curso de idioma espanhol. Os interessados deverão procurar a secretaria para inscrição e conhecer horários.

 

 PERGUNTAS FREQUENTES

  • O aluno poderá entrar no Colégio em qualquer horário?

No período de aula, pela manhã ou tarde, o aluno poderá entrar para sala somente no início da segunda aula, desde que assine o livro de atraso. Após a segunda aula, o aluno só poderá entrar se apresentar justificativa por escrito dos pais e ou atestado médico. O aluno em atraso permanecerá em atividade escolar na biblioteca.

  • Como o aluno deve proceder se precisar sair antes do término do período de aula?

Procurar a coordenação e solicitar autorização por escrito, que só será expedida com solicitação ou contato com os pais ou responsáveis. Caso tenha que aguardar, deverá fazê-lo na biblioteca.

  • Como proceder a comunicação com o aluno durante o horário de aula?

Os pais ou quem necessite falar com o aluno deve telefonar para o Colégio, que transmitirá o recado no intervalo da aula ou de imediato, caso seja emergente.

 

 SISTEMA DE AVALIAÇÃO

O sistema de avaliação do Ensino Médio Ateneu é estruturado da seguinte forma:

Na 1ª e 2ª séries: 3 baterias de 1ª Prova Subjetiva e mais 4 baterias de 2ª Prova Objetiva. As provas subjetivas são corrigidas pelo professor e as objetivas pelo sistema de leitura automática do Gabarito. O gabarito padrão será disponibilizado na Plataforma Moodle após a realização da Prova. As provas destas séries acontecem às quintas feiras, a partir das 14h30, com no máximo 4 horas de duração, e de acordo com calendário disponibilizado no início do semestre.

Na 3ª série: 3 baterias de 1ª Prova e mais simulados de 2ª Prova. As provas desta série acontecem às sextas feiras, a partir das 14h30, de acordo com calendário disponibilizado no início do semestre.

  • Como funciona a 2ª Chamada de Provas?

Os alunos que, por motivo de doença ou luto, faltarem a alguma prova, terão direito a solicitar a prova de 2ª chamada, gratuitamente, desde que apresentem atestado médico e/ou documento, imediato ao seu retorno ao Colégio. Os que não apresentarem justificativa de ausência das provas deverão solicitar a prova de 2ª chamada, mediante preenchimento do Requerimento e pagamento de uma taxa na secretaria. Esta taxa é de R$25,00 por disciplina, para pedidos protocolados em até 5 dias de antecedência e R$ 40,00 por disciplina, para solicitações após esta data. Não existe 2ª chamada para as provas de 2ª Chamada, de Recuperação e Simulados.

  • Como deve proceder o aluno que perder uma das baterias de provas?

O aluno deverá procurar a secretaria e fazer o pedido de prova de 2ª chamada, observando os documentos que justificam a solicitação. O prazo para este procedimento é de até 5 dias de antecedência da data pré-determinada para a 2ª chamada em Calendário.

ATENÇÃO: só é possível requerer uma das provas de cada disciplina. O aluno que deixar de fazer as duas baterias ficará com zero em uma delas.

  • Como funciona a Recuperação Semestral e Final?

Ao final de cada semestre, os alunos que não atingirem a média de 60 pontos em cada bimestre farão a prova de Recuperação Semestral (data definida no calendário de provas) com todo o conteúdo do semestre. A nota obtida nesta prova substituirá a menor média de um dos bimestres. Após os quatro bimestres, os alunos que ainda não tiverem obtido o total de 240 pontos anuais poderão fazer a Prova de Recuperação Final. As provas contemplarão o conteúdo do ano e valor de 100 pontos, a média obtida substituirá a média anual.

FORMULA PARA CÁLCULO DE NOTAS NA RECUPERAÇÃO FINAL

Somatória das médias = média anual X 6

500 – somatória das médias = Recuperação Final

                      4

 

DISCIPLINA DE INGLÊS (1ª e 2ª séries)

Representamos em Londrina a plataforma DynEd para o ensino da língua inglesa. Na composição da nota de inglês, o aluno deverá estudar em casa 1h30 semanalmente (em 3 acessos diferentes de 30min).

Para mais informações, entre em contato com a equipe.

 

EQUIPE  ATENEU

  • Direção:

Miguel Afonso Vargas –  professorvargas@gmail.com.br

Maria Celeste B. Vargas – celestebvargas@gmail.com.br

  • Coordenação Geral Ens. Médio:

    Geraldo Luiz de Souzageraldo@ateneulondrina.com.br

  • Coordenação Pedagógica Ens. Médio:

Gaya Wladeckgaya@ateneulondrina.com.br

  • Coordenação de Projetos:

Valéria Giorio Dutra Donegá – valeria@ateneulondrina.com.br

  • Assuntos gerais/Documentação

Hudson –  hudson@ateneulondrina.com.br

Rose Silene – rose@ateneulondrina.com.br

Marcia  marcia@ateneulondrina.com.br

Sônia –   ateneu@ateneulondrina.com.br

  • Financeiro

Shyrley – financeiro@ateneulondrina.com.br

  • Equipe de Informática (T.I.)

Olavo e Gladston – informatica@ateneulondrina.com.br

  • Equipe de Apoio/ zeladoria

Adenire, Claudemir, Socorro e Marilei

  • Equipe da Cafeteria

Débora e Marilei – cafeteria@ateneulondrina.com.br

  • Suporte de Inglês

Débora – debora@ateneulondrina.com.br

Juliana e Leandro – comercial.linguas@gmail.com

 

CALENDÁRIO ANUAL – 2017

JANEIRO
30 e 31 Semana Pedagógica
FEVEREIRO
01 – 03 Semana Pedagógica
07 Início das Aulas Ensino Médio
21 Reunião de Pais do Ensino Médio
27 e 28 Recesso carnaval
MARÇO
01 Quarta-feira de cinzas (Recesso)
08 Dia Internacional da Mulher
28 Início da Campanha Ato de Amor
ABRIL
10 – 12 Campanha Ato de Amor – Páscoa
13 Inscrições OMP (Olimpíadas de Matemática do Poliedro)
14 Feriado – Paixão de Cristo
16 Feriado – Páscoa
18 Início preparativos dia das mães e lançamento Copa Ateneu
21 Feriado alusivo a Tiradentes
27 Dia da Educação
MAIO
01 Feriado – Dia do Trabalho
12 Comemoração do Dia das Mães
13 Libertação dos Escravos
14 Dia das Mães
JUNHO
15 Feriado – Corpus Christi
23 Feriado – Sagrado Coração de Jesus / Padroeiro de Londrina
26 e 27 Provas de Segunda chamada
30 Cultura Fest – Encerramento do semestre
JULHO
01 Reunião semestral dos professores – Ens. Médio
3 – 22 Férias dos alunos
17 – 21 Semana Pedagógica
24 Início do segundo semestre – preparativo festa dos pais
26 – 28 Provas de recuperação Semestral
AGOSTO
09 Reunião de pais do Ens. Médio
11 Dia do estudante e Comemoração do dia dos Pais
14 Entrega dos boletins com as notas de recuperação
14 Inscrição Poliedro Sustentável
SETEMBRO
04 a 06 Comemoração Semana da Pátria
07 Feriado – Independência do Brasil
08 Recesso escolar (1ª e 2ª séries)
OUTUBRO
12 Feriado – Dia de Nossa Senhora Aparecida
13 Recesso escolar – Todas as séries
15 Dia do Professor
NOVEMBRO
02 Feriado – Finados
15 Feriado – Proclamação da República
DEZEMBRO
08 Fim do ano letivo
Formaturas